Sylvia Orthof

Sylvia Orthof  nasceu no Rio de Janeiro, em setembro de 1932, filha única de pais austríacos. Além de sua mãe, Sylvia teve a professora Rosalina como contadora de histórias. Aos 15 anos, depois de assistir a uma peça de teatro  Hamlet  viaja a Paris para estudar teatro onde permaneceu por dois anos e fez cursos de mímica, desenho, pintura e arte dramática. Ao voltar, foi trabalhar no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), e contracenou  com grandes nomes e realizou trabalhos na TV Record.

Sylvia casou-se em 1956, com Sávio Pereira Lima, com quem teve os filhos Cláudia, Gê e Pedro. Em 1973, já viúva e vivendo no Rio, casa-se com o arquiteto Tato Gostkorzewicz, que se tornaria ilustrador de muito de seus livros. Em 1975, abriu no Rio o Grupo Casa de Ensaios de Sylvia Orthof, só para espetáculos infantis. Em 1981, teve o seu primeiro livro publicado: Mudanças no galinheiro mudam as coisas por inteiro. Em 1983, recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil pelo livro A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda. E não parou mais.

De lá para cá foram mais de cem livros infantojuvenis que continuam  encantando sucessivas gerações. Afinal, histórias sobre liberdade, justiça, afeto e solidariedade quando contadas com  bom humor como o de Sylvia não envelhecem. No dia 24 de julho de 1997, o mundo e a literatura infantojuvenil ficaram mais pobres: morre Sylvia Orthof, aos 64 anos.

// CONHEÇA