Rosa Amanda Strausz

Nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro. É formada em jornalismo pela Escola de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Jornalista, escritora e editora, possui uma empresa de comunicação.

Estreou na literatura com o livro de contos Mínimo múltiplo comum (1991), editado pela José Olympio e com o qual ganhou o prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), na categoria Contos/Crônicas/Novelas. Passou para a poesia e lançou Bispo e colombina, pela Taurus/Timbre, em 1992. Encantou-se pela literatura infantil e publicou Mamãe trouxe um lobo para casa! e A coleção de bruxas de meu pai (1995), com os quais ganhou o Prêmio Revelação Autor, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). A partir daí, lançou cerca de vinte títulos pelas principais editoras do país e editou, entre 1997 e 2007, Doce de Letra, o primeiro site brasileiro totalmente dedicado a literatura infantil.

Seu livro Uólace e João Victor (1998) ganhou o Prêmio João de Barro e foi adaptado para a TV na minissérie “Cidade dos Homens”, em 2002. Publicado na França pela Metalié/du Seuil, em 2005, com o título Un garçon comme moi, foi o primeiro livro brasileiro a ficar entre os quatro finalistas do Prix Tam-Tam.

// CONHEÇA