Rui de Oliveira

Nasceu no Rio de Janeiro. Estudou pintura no Museu de Arte Moderna dessa cidade, artes gráficas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é professor há mais de 27 anos do curso de Comunicação Visual Design, e, durante seis anos, ilustração no Instituto Superior Húngaro de Artes Industriais, atualmente Moholy-Nagy University of Art and Design, em Budapeste, na Hungria. Estudou também cinema de animação no estúdio húngaro Pannónia Film. Fez seu mestrado e doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Foi Diretor de Arte da TV Globo e da TV Educativa, atual TV Brasil. Entre suas aberturas e vinhetas, destacam-se as projetadas para a primeira versão da novela “Sítio do Picapau Amarelo”, baseada na obra do escritor Monteiro Lobato, e a reformulação do videografismo da então TV Educativa (TVE).

Já ilustrou mais de cem livros e projetou mais de quatrocentas capas para as principais editoras brasileiras de literatura para crianças e jovens e é autor de seis filmes de animação, tendo recebido muitos prêmios por seu trabalho como animador e ilustrador; entre eles, por quatro vezes, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), na categoria Ilustração. Em 2006, recebeu o Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil, outorgado pela Academia Brasileira de Letras, por seu livro Cartas Lunares.

Em fevereiro de 2007, expôs suas ilustrações em mostra individual no Minimondi Festival em Parma, Itália. Em agosto do mesmo ano, foi o artista homenageado na XII Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Participou, em 2007, como palestrante e expositor das Clases Maxistrais durante o Salón do Libro Infantil e Xuvenil de Pontevedra, em Galiza, Espanha. 

Foi indicado, em 2006 e 2008, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) ao prêmio Hans Christian Andersen, patrocinado pelo International Board on Books for Young People (IBBY), na categoria Ilustração.

// CONHEÇA