Júlio Emílio Braz

Nasceu em Manhumirim, Minas Gerais. Hoje ele vive e trabalha no Rio. Segundo o próprio autor, iniciou-se na escrita com sete anos. Mais tarde formou-se em contabilidade mesmo querendo  ser professor de história. Por ser autodidata e pela facilidade em aprender as coisas sozinho não foi difícil ao leitor apaixonado seguir carreira literária que se inicia profissionalmente aos vinte anos, após publicar seus contos e histórias em quadrinhos de “bang bang” com 39 pseudônimos diferentes.

Para televisão, escreveu quadros para o programa Os Trapalhões, da TV Globo e uma novela de dez capítulos para uma emissora do Paraguai. Transitando entre o suspense, comédia e ação  tornou-se um autor premiado na área de infantojuvenil dos quais, entre os seus títulos se destaca o livro Saguairu, que obteve o Prêmio Jabuti em 1989. Entre suas obras, destacam-se também os livros Uma Pequena História de Natal, Anjos no aquário, Crianças na escuridão, Felicidade não tem cor e Corrupto. Além de Esperando os Cabeças Amarelas, considerado um de seus melhores livros.

Hoje é conhecido internacionalmente e já ganhou prêmios como o Austrian Children Book's Awards e o Blue Cobra Award do Swiss Institute for Children's Books.

// CONHEÇA